A importância de um técnico inovador em sua fazenda

Um dos maiores desafios de um técnico nas fazendas é indicar medidas que aumentem diretamente a produção de leite.

 


O profissional responsável pelo bem-estar animal e também pela produtividade deve estar constantemente antenado em novas tecnologias, já que com o avanço do Agro 4.0 muitas soluções entram no mercado para facilitar as coisas.

Inovação

Não só a inovação direta no campo, como uma nova formulação de dieta animal, impacta o rendimento da propriedade.

Contar com alguém que investiga o melhor disponível no mercado e que traz novas ferramentas para a fazenda, faz a diferença para o produtor rural!

Pesquisas

Pensando em entender melhor como um técnico conduz sua atividade, a Volutech, em parceria com a UEPE – Gado de Leite e o programa Família do Leite, aplicou questionários com alunos e profissionais da área.

Com essa pesquisa conseguimos entender profundamente como o avanço tecnológico auxilia os profissionais da área.

Nível de formação dos entrevistados

 

Investir no profissional e na tecnologia!

Conseguimos perceber em nosso estudo, que estar atento a novas tecnologias é super importante, já que todos os profissionais que responderam nosso questionário acreditam ser fundamental para a qualidade do seu serviço.

Já que este hábito de acompanhar as novidades do mercado se mostrou super relevante para o sucesso da propriedade e dos objetivos do técnico, nada melhor do que investir em um profissional que está antenado nas novas tecnologias para o agro.

Entender a relação entre investimento no profissional, na tecnologia de ponta e os resultados que eles trazem para a propriedade são a chave para o sucesso financeiro.

Ciclo de tecnologia iot para o campo

 

Tecnologias

Um técnico do leite, sendo ele um zootecnista, veterinário ou com especialização similar, pode fazer a diferença nos resultados de uma propriedade leiteira.

Este profissional observa os pontos fortes e fracos da produção como um todo, buscando exaltar os fatores de sucesso e intervir nos obstáculos.

Com auxílio da tecnologia e acompanhando de perto a rotina da propriedade, esse profissional atua em diversas frentes. São exemplos:

Gestão

O controle do rebanho e a análise dos custos e receitas da propriedade são grandes indicativos que impactam diretamente outras funções do profissional.

Com os indicadores certos nas mãos do técnico, ações corretivas de dieta e manejo, por exemplo, podem resultar em grandes ganhos financeiros ao longo dos meses.

O avanço tecnológico tem permitido o acesso profundo desse profissional aos dados de desempenho produtivo, de doenças, recursos, entre outros.

Bem-estar

O avanço tecnológico também influencia diretamente no bem-estar animal, que como você já pode imaginar, resulta em ganhos produtivos.

Geralmente este tópico é o mais perceptível nas fazendas. Novos métodos de controle reprodutivo, mastite, camas, prevenção sanitária, etc.

Mas não se deve olhar só para isso! Monitorar pontos fundamentais relacionados à produção também são primordiais.

Vamos falar mais sobre isso…

Monitoramento

Aproximadamente 90% dos entrevistados em nossa pesquisa informaram que ter acesso ao volume e temperatura do leite em tempo real e também o histórico de produção impactam diretamente o sucesso do técnico em uma propriedade.

Sendo apontado como um fator super relevante para esse profissional, podemos acompanhar, diretamente no resultado da produção, alterações e testes propostos pelo técnico.

Um grande exemplo é a formulação de uma nova dieta, que pode ser implementada e seu resultado acompanhado direto pelo celular com as variações da quantidade de leite produzido em determinado período.

Tecnologia de ponta

Um passo para a implementação de novas tecnologias de monitoramento e prevenção é entender como elas podem auxiliar o crescimento da propriedade.

Olhar para o que já aconteceu na propriedade e buscar soluções para corrigir os problemas e evitar que eles se repitam é fundamental.

Um exemplo é perder um tanque de leite. Esquecer de ligar o tanque, deixar a tampa aberta, não refrigerar o leite no tempo correto… 

Com a tecnologia Volutech você pode acompanhar em tempo real seu tanque de leite e seu técnico pode observar as variações de produção de acordo com as ações propostas por ele.

Pergunte ao seu técnico!


 

Deixar uma resposta

Histórico de Produção

Você pode acompanhar o histórico de produção e saber o que houve em determinado dia ou período

Já pensou em ter acesso ao relatório completo do seu tanque? Poder conferir todas as
ordenhas, coletas, tempo de refrigeração e funcionamento da pá pode ser extremamente
importante para entender como anda a produção de leite do rebanho.

Ter acesso a esses dados pode auxiliar suas atividades e ações além de ser um indicativo
de funcionamento adequado do armazenamento do leite antes de ser entregue para o
laticínio.