O profissional responsável pelo bem-estar animal e também pela produtividade deve estar constantemente antenado em novas tecnologias, já que com o avanço do Agro 4.0 muitas soluções entram no mercado para facilitar as coisas.
Inovação
Não só a inovação direta no campo, como uma nova formulação de dieta animal, impacta o rendimento da propriedade.
Contar com alguém que investiga o melhor disponível no mercado e que traz novas ferramentas para a fazenda, faz a diferença para o produtor rural!
Pesquisas
Pensando em entender melhor como um técnico conduz sua atividade, a Volutech, em parceria com a UEPE – Gado de Leite e o programa Família do Leite, aplicou questionários com alunos e profissionais da área.
Com essa pesquisa conseguimos entender profundamente como o avanço tecnológico auxilia os profissionais da área.

Investir no profissional e na tecnologia!
Conseguimos perceber em nosso estudo, que estar atento a novas tecnologias é super importante, já que todos os profissionais que responderam nosso questionário acreditam ser fundamental para a qualidade do seu serviço.
Já que este hábito de acompanhar as novidades do mercado se mostrou super relevante para o sucesso da propriedade e dos objetivos do técnico, nada melhor do que investir em um profissional que está antenado nas novas tecnologias para o agro.
Entender a relação entre investimento no profissional, na tecnologia de ponta e os resultados que eles trazem para a propriedade são a chave para o sucesso financeiro.

Tecnologias
Um técnico do leite, sendo ele um zootecnista, veterinário ou com especialização similar, pode fazer a diferença nos resultados de uma propriedade leiteira.
Este profissional observa os pontos fortes e fracos da produção como um todo, buscando exaltar os fatores de sucesso e intervir nos obstáculos.
Com auxílio da tecnologia e acompanhando de perto a rotina da propriedade, esse profissional atua em diversas frentes. São exemplos:
Gestão
O controle do rebanho e a análise dos custos e receitas da propriedade são grandes indicativos que impactam diretamente outras funções do profissional.
Com os indicadores certos nas mãos do técnico, ações corretivas de dieta e manejo, por exemplo, podem resultar em grandes ganhos financeiros ao longo dos meses.
O avanço tecnológico tem permitido o acesso profundo desse profissional aos dados de desempenho produtivo, de doenças, recursos, entre outros.
Bem-estar
O avanço tecnológico também influencia diretamente no bem-estar animal, que como você já pode imaginar, resulta em ganhos produtivos.
Geralmente este tópico é o mais perceptível nas fazendas. Novos métodos de controle reprodutivo, mastite, camas, prevenção sanitária, etc.
Mas não se deve olhar só para isso! Monitorar pontos fundamentais relacionados à produção também são primordiais.
Vamos falar mais sobre isso…
Monitoramento
Aproximadamente 90% dos entrevistados em nossa pesquisa informaram que ter acesso ao volume e temperatura do leite em tempo real e também o histórico de produção impactam diretamente o sucesso do técnico em uma propriedade.
Sendo apontado como um fator super relevante para esse profissional, podemos acompanhar, diretamente no resultado da produção, alterações e testes propostos pelo técnico.
Um grande exemplo é a formulação de uma nova dieta, que pode ser implementada e seu resultado acompanhado direto pelo celular com as variações da quantidade de leite produzido em determinado período.
Tecnologia de ponta
Um passo para a implementação de novas tecnologias de monitoramento e prevenção é entender como elas podem auxiliar o crescimento da propriedade.
Olhar para o que já aconteceu na propriedade e buscar soluções para corrigir os problemas e evitar que eles se repitam é fundamental.
Um exemplo é perder um tanque de leite. Esquecer de ligar o tanque, deixar a tampa aberta, não refrigerar o leite no tempo correto…
Com a tecnologia Volutech você pode acompanhar em tempo real seu tanque de leite e seu técnico pode observar as variações de produção de acordo com as ações propostas por ele.
Pergunte ao seu técnico!