Já perdeu seu leite por falhas no armazenamento?

Novas tecnologias podem evitar falhas de armazenamento do leite nos tanques de expansão.


Com o avanço da tecnologia e também as preocupações com a qualidade do leite, tivemos grandes mudanças na cadeia produtiva no final da década de 1990.

Foi nesse período que o armazenamento e transporte começaram a contar com os tanques de expansão e também caminhões isotérmicos.

Hoje vamos falar mais sobre a importância de um armazenamento adequado do leite cru e formas de evitar perdas de produção na propriedade.

O armazenamento do leite

Todos sabemos que as ordenhas representam o faturamento dos produtores e, para que exista um equilíbrio entre o volume produzido e a qualidade do leite, diversas preocupações devem existir, desde o cuidado animal até a entrega do produto para o laticínio.

De acordo com a Instrução Normativa 76 e 77 e também as alterações pela IN 55, de 30 de setembro de 2020, o leite cru deve ser refrigerado imediatamente após a ordenha em três horas, até 5,0 ºC e por no máximo 48h.

Dessa forma, a qualidade do leite é menos afetada por microorganismos que podem significar o descarte do produto, já que determinados tipos de bactérias se proliferam com altas temperaturas e outras pelo tempo de armazenamento.

A tecnologia auxiliando o produtor

Muito se fala sobre a Indústria 4.0 e o Agronegócio, modelo que vem impactando diversos setores no Mundo e que também tem papel fundamental na cadeia de produção do leite.

Uma das grandes vantagens da tecnologia para o produtor é o sensoriamento e conexão da propriedade com a utilização do modelo IoT.

A Internet das Coisas (IoT)

O conceito de IoT se refere a uma rede de dispositivos que contenham sensores e possam transmitir dados por meio de um sistema de comunicação.

De forma geral, a tecnologia por intermédio de um sensor ou um conjunto de sensores, que são as “coisas”, captam, enviam e podem receber informações por meio da internet.

Sensores IoT para o leite
Conjunto de Sensores se comunicando com a rede Volutech

Dentre diversas aplicações da tecnologia para o agronegócio, podemos destacar o sensoriamento para a prevenção de falhas, já que com a inteligência de dados é possível indicar ações que podem evitar prejuízos.

A importância da tecnologia no agro

Segundo o Anuário do Leite 2021, o Brasil conta com uma produção anual de aproximadamente 25,5 bilhões de litros de leite.

Esses e outros dados colocam nosso país na quarta posição do ranking mundial de volume de produção, o que significa que estamos caminhando para um ambiente de mais tecnificação, investimentos e espaço para a tecnologia.

Saúde animal, gestão da propriedade, prevenção de falhas e otimização de rotas, por exemplo, são bons exemplos de como o digital e novas ferramentas podem auxiliar o crescimento do agronegócio.

Mais tecnologia. Menos perdas!

A conta é simples, investir em mais tecnologia é sinônimo de mais retorno financeiro!

Claro que não é qualquer inovação que soluciona todos os problemas, mas podemos observar ao longo dos anos que quanto mais uma propriedade se torna avançada tecnologicamente, melhores são seus resultados .

Então, é muito importante entender se aquela solução realmente condiz com a sua necessidade.

Vamos citar alguns exemplos de como a tecnologia Volutech pode ajudar a sua propriedade.

Prevenção de falhas

Poder antecipar uma possível falha dentro da propriedade, como por exemplo, o mau funcionamento no sistema de refrigeração do tanque de expansão de leite, pode evitar que você perca toda a sua produção diária!

Saber como está a temperatura do seu leite por um conjunto de sensores (IoT) pode auxiliar a sua tomada de decisão. Ligar o tanque, acionar seu técnico ou pedir prioridade de coleta ao laticínio são ações que podem definir a perda ou não do produto bem como sua qualidade.

Evitar fraudes

Isso mesmo! Se você pode acompanhar o volume do seu tanque em tempo real, como também todo o histórico de ordenhas e coletas, você pode perceber variações incomuns na quantidade de leite.

Além disso, os métodos convencionais de aferição de volume – a famosa régua de leite – podem colocar você em risco por falhas humanas.

Não está na fazenda? Acompanhe sua produção pelo celular!

Nem sempre você pode ver de perto suas ordenhas e coletas, mas hoje já é possível acompanhar todos os parâmetros do tanque de leite onde você estiver com seu celular.

Soluções IoT são conectadas a uma rede e seus dados podem ser acessados de qualquer lugar! Eles podem ser entregues para você de diversas formas, mas, para facilitar, é comum encontrarmos soluções que apresentam todas as informações direto no seu celular como na Volutech.

Já perdeu um tanque cheio?

Não é difícil encontrar produtores que comentem isso… e se já aconteceu com você é provável que tenha pensado:

Se eu soubesse desse problema antes teria resolvido!

Muitas vezes, pequenos erros ou mesmo esquecimentos podem causar um enorme prejuízo. Esquecer de ligar o tanque depois da ordenha, por exemplo, pode colocar muitos litros de leite para descarte.

Por vezes, o lucro mensal em uma propriedade pode ser definido por uma única falha, já que a criação de gado de leite exige altos investimentos e conta com diversos custos.

Sensor de leite
Sensor Volutech instalado em tanque de expansão de leite

Tecnologia de precisão

Cada ano que passa temos acesso a mais inovações para a cadeia leiteira. Em 2019, criamos uma solução pensando na qualidade do leite, rastreabilidade e a conexão entre o produtor e a indústria.

Se quiser saber mais sobre a nossa solução e nossa história clique aqui.

Sensoriamento

Desenvolvemos um sensor IoT que fica acoplado ao tanque e que monitora em tempo real diversos parâmetros relevantes como volume, temperatura e funcionamento do sistema de refrigeração.

Todas essas informações são enviadas para uma base de dados, onde são tratadas e devolvidas para o produtor pelo nosso app.

Aplicativo Volutech

O app Volutech pode ser acessado a qualquer horário do dia e onde você estiver. Ele apresenta em tempo real a situação do seu tanque de expansão, apresentando todos os dados e possibilitando a visualização de todo o histórico de produção da propriedade.

Saiba mais sobre nosso app >

Além disso, também são emitidos alertas que informam adversidades e possíveis falhas no armazenamento do leite. Dessa forma, você pode se antecipar às falhas, garantindo o melhor da sua produção e se preocupando apenas com o crescimento do seu negócio.



Deixar uma resposta

Histórico de Produção

Você pode acompanhar o histórico de produção e saber o que houve em determinado dia ou período

Já pensou em ter acesso ao relatório completo do seu tanque? Poder conferir todas as
ordenhas, coletas, tempo de refrigeração e funcionamento da pá pode ser extremamente
importante para entender como anda a produção de leite do rebanho.

Ter acesso a esses dados pode auxiliar suas atividades e ações além de ser um indicativo
de funcionamento adequado do armazenamento do leite antes de ser entregue para o
laticínio.